segunda-feira, 30 de maio de 2011

Para emocionar

Sábado fui acometida por uma otite das bravas...daquelas que dá vontade de bater a cabeça na parede, complicação da minha amigdalite, que foi complicação da minha gripe...em pensar que que o otorrino estudou tanto para poder me dar essa informação...nem tinha percebido a ordem das coisas....bom mas deixa para lá, vamos voltar ao causo! Tive que sair do rodízio de pizza depois de comer apenas 2 pedaços pois não aguentava mais a dor. PS e criança não combinam muito, então tivemos que deixar o Murilo na casa da vovó Elisa para passar a noite de sábado para domingo. No domingo de manhã, quando fui busca-lo a avó babona vem me contar outra do meu filho que me fez chorar também, mas dessa vez de orgulho!
A minha mãe falou para o Murilo que ela ia cuidar do vovô e percebeu na carinha dele um olhar curioso sobre o fato do avó ainda usar fralda! Mas a vovó explicou que o vovó está dodoi e por isso precisa usar fralda pois é velhinho e não consegue ir sozinho ao banheiro, e por isso precisa da vovó para ajuda-lo. Na sua santa inocência ele diz para a avó...

"Eu vou ajudar você a ajudar o vovó...eu vou ajudar você vovó, a cuidar do vovô".

É difícil ouvir isso de uma criança de 2 anos e não se emocionar...e é ! Nem preciso dizer que ela se desfez em lágrimas, e mais uma vez na inocência ele vai ao vovó e diz...

"Vovô a vovó tá chorando"

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais uma do Murilo



"Mamãe,

Hoje o Murilo beliscou o rosto de um coleguinha, que foi falar para ele que "a mamãe já estava chegando". Conversei com ele que não pode beliscar o amigo. Peço que reforce em casa."


Copiado da agenda do meu filho!!! Não sei qual o maior sentimento em mim...tristeza ou vergonha! Em pensar que minha irmã tinha medo que ele apanhasse por ser o mais novo da sala pois está adiantado!!

Ontem fiquei pensando nesses casos de bullying, para os pais não sei o que é pior, seu filho ser vítima ou o agressor. Sei que algumas pessoas devem dizer de imediato que ter o filho como vítima é pior! Mas não tenho tanta certeza, se seu filho é o agressor é sinal que você em algum momento FALHOU como mãe ou ele tem algum desvio de personalidade (psicose mesmo).

Sei que essas coisas são comuns entre crianças pequenas e que provavelmente não será a última e que ele também vai ser beliscado, ou vai apanhar ou ser mordido...Mas nada disso me conforta com o que aconteceu ontem.

E ainda para completar, ao chegar em casa o pai foi ler a agenda (coisa que ele nunca faz) e o Murilo dizia..."fecha papai depois você lê" e fechava a agenda...mas o pai insistiu e ao terminar e olhar para o Murilo a cara de culpado dele mostrava que não foi coincidência ele não querer que o Marcello lesse o recado!

Deve ter sido a mesma cara que ele fez quando eu terminei de ler!



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pausa para sacanagem





Depois tem gente que acha que eu sou sacana com o meu filho! Sacana é a mãe do menino que vi hoje e se chamava Kenedy Marcelo. E essa mulher era tão escrota que chamava o filho de Marcelo! Então eu te pergunto, por que colocar Kenedy Marcelo se ela chama só de Marcelo?? Só pode ser para o menino ser zoado! E eu posso falar de nomes "micos" por experiencia própria. Me chamo (bem na verdade nunca me chamo, mas as pessoas me chamam) Cristina Helena. Minha mãe não satisfeita com a Regina Helena (minha irmã) tem a brilhante ideia de repetir a dose e me batizar Cristina Helena, nome de candidata a garota da laje...Imagina Luciano Huck...


"Loucura, loucura, loucura..e agora as grandes finalistas de GAROTA DA LAJE 20011. São elas: Jhenniffer Patricia, Rakely Ludimila e Cristina Helena..."


FALA SÉRIO MÃE, VOCÊ ACHOU QUE FICOU BOM???


Deve ser tradição de família...exemplos:




José Antonio (bem normal)

Antonio José (irmão de José Antonio)

Ricardo Jorge (irmão dos Antonios e dos Josés)

Felipe Roberto, pai de....

Patricia Fernanda e

Caio Henrique (bonitinho)

Reinaldo Firmino (irmão de Felipe Roberto)

Leocádio Geraldo FILHO (logo, tem o pai)

Ricardo Alexandre (irmão de Leocádio)

e para terminar...

Regina Helena

Cristina Helena



E depois eu é que faço piada com meu filho???





domingo, 22 de maio de 2011

Sabe a porta?




A primeira palavra do meu filho foi titia. O que para muitas mães poderia ser motivo de tentativa de suicídio para mim é motivo de orgulho! Pois essa titia é minha irmã e a madrinha do Murilo, o que me faz ter certeza que escolhemos a madrinha certa. Depois de titia vieram as outras palavrinhas...papa, vovó, vovô, papa (comida) , tete (mamadeira), pepe (chupeta) e cacá (cachorros)....epa e mama???? Que nada, eu era a Papa e o Marcello o Papa. Por mais que as outras pessoas se empenhassem para que ele falasse mama ....nada. Mas eu já tinha reparado que em momentos de sufoco ele chorando soltava um mama, mas se me apontassem ele dizia a Papa. Certo dia o Marcello também percebendo a malandragem do Murilo, pegou uma foto com a família toda e começou a perguntar rápido quem era cada uma das pessoas, e por aí foi....o Papa, vovó, titia, vovô, titia, titio,vovó, vovô, o papa, titia, mama.....a Papa!!! Eu sabia, ele não falava de sacanagem!!!! Dias depois, ele percebendo que seu segredo tinha sido descoberto começou a me chamar de mamãe! É a teimosia característica dos Codesseira.


E não faz muito tempo, ainda este ano, o Marcello estava dando banho nele, e ele tem uma toalha que é um dragão, e ele apontou para a toalha e disse:


"a cocó" (galinha), e o pai corrigiu,


"não filho, é um dragão",


"não papai, é a cocó",


"é dragão",


"é cocó"...


"tá bom filho é cocó",


e eu estava ouvindo a discussão e fui ao banheiro ...


"tá na hora de sair do banho e se secar na toalha de cocó?"

"não é cocó mamãe , é dragão"!















Acho que a porta me ouve mais.

Boa Noite!

sábado, 21 de maio de 2011

Não vivemos só na insanidade

,

Estamos sim entre o amor e a insanidade, quando o Murilo não está nos deixando loucos, é uma criança muito carinhosa, afetuosa e atenciosa. Meu pai é deficiente físico (termo preconizado, mas que acho errado. Ninguém é DEFICIENTE. Prefiro dizer que ele tem uma limitação para andar) e o Murilo sempre, desde que se entende por quase gente, presta muita atenção no avô. Sem que ninguém o ensinasse quando ele vê que o avô deixou cair alguma coisa ele sempre pega, ajuda o avô com o andador, com a cadeira de rodas. Vai até o avô o ajuda e depois fala "Pronto vô? O Lilo pode ir?"". É emocionante! Tenho um sobrinho de 1 ano e 7 meses que também gosta muito do avô, mas é claro a diferença da preocupação e cuidado que o Murilo nutre pelo avô. Essa semana, a avó e o avô estavam discutindo e ele imediatamente levanta o dedinho e diz para a avó:



"Não fale assim com o vovô, entendeu? Não fale assim com o vovô!"



Tudo bem que quem tinha razão era a vovó, mas na cabecinha dele o vovô é mais frágil!!



Como diz minha mãe, esse menino é diferente! Ele tem um coração maravilhoso! E eu acrescento, espero que ele saiba usar isso para melhorar o mundo em que vivemos.



Que Deus abençoe meu filho e todas as crianças!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reutilize suas toalhas e não jogue crianças no vaso, por favor!

O Murilo tinha entre 1 ano e 1 ano e meio, não lembro a idade exata, mas ele já andava mas ainda não falava. Estávamos no hotel Ibiz de São Carlos, interior de São Paulo. O Marcello tinha que ir a trabalho e eu e o Murilo fomos acompanha-lo e tivemos que passar uma noite lá.
Eu estava arrumando as malas para fazer o check out e meu anjinho andava pelo quarto. Eis que ouço um gemido característico de pedido de ajuda. Mas cadê o Murilo?? Quando olho pelo espelho do quarto que fica em frente ao banheiro vejo uma cena que, pela distância não consigo entender...vou até o banheiro e continuo sem entender como diabos meu filho foi parar dentro da privada!!! Meu Deus e agora só trouxe um par de sapato e esse moleque me enfia o pé na água suja da privada de um hotel...foi o segundo pensamento que me ocorreu! Mas quando fui tira-lo de lá vi que "sabiamente", se é que existe alguma sabedoria em entrar na privada, ele estava com as perninhas dobradas e não encostava na água. Depois de tira-lo é que percebi como aquela cena era cômica, pena que não fotografei pois já ouvi muitas histórias de crianças e o fascínio por tal louça sanitária, mas nunca ouvi falar de uma criança que levantou a tampa, levantou o assento e entrou com as duas pernas no vaso...não tenho ideia como um piolho daquele tamanho consegui a proeza!
É por essas e outras que quando alguém diz que o filho é uma peste eu pergunto...




  1. Ele (a) já abriu a testa com menos de 1 ano?


  2. Ele (a) já entrou na privada?


  3. Ele (a) já tomou inseticida?


  4. Ele (a) já foi para a UTI?


  5. Ele (a) já rolou a escada com a bicicleta ou carrinho?


  6. Ele (a) já levou pontos?


  7. Ele (a) já fez alguma dessas coisas com 2 anos????


Por isso, antes de reclamar do seu/sua filho(a), lembre-se que existe o MURILO CODESSEIRA DE BONIS!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O primeiro susto

Tigrão em ação e a janela




O Murilo nunca me deu sustos por engasgar, sempre se virou muito bem sozinho. Então, pelo que me lembro o primeiro susto que ele me deu foi com uns 10 ou 11 meses, ele ainda não andava direito mas gostava de subir na janela da sala da casa da minha mãe.








Naquele dia sai para trabalhar depois do almoço e ele ficou na casa da vovó Elisa, quando estava na metade do caminho minha mãe liga no meu celular...


"O Murilo bateu a cabeça na janela e abriu a testa"


"Estou voltando". Disse isso, mas imaginava que minha mãe diria... - Não precisa, vai trabalhar. Só liguei para você ficar sabendo...mas para minha surpresa...


-"Tá bom !!!"

Meu coração falhou umas batidas, não sei nem como, mas quando vi já estava de volta.

Acho que devia estar com uma cara que quando o moça que trabalha na minha mãe me viu tentou me acalmar dizendo que estava tudo bem que não era nada sério!!

Ufa!!! Nossa que susto, minha mãe deve estar querendo me matar do coração...será que ela não consegue resolver um galinho sozinha????


Mas quando peguei o Murilo do colo dela, ele não tinha um galinho...ele tinha um ovo na testa! Um ovo roxo, rachado e ensanguentado...vi que o corte não era tão profundo e que não merecia uma sutura, talvez pontos falsos...o problema é que ele foi ficando sonolento muito rápido. Decidi ir ao PS do São Luiz Itaim (nota de utilidade pública: O PS do São Luiz Itaim não tem pediatria, eles encaminham para o PS Infantil Bandeira Paulista). No caminho esse menino apagou...minha mãe chacoalhava ele e ele apagado!!! Foi nesse dia que vi que tinha talento para motorista de ambulância...levei uma multa na 23 de maio e 10 minutos depois estava fazendo a ficha de atendimento no São Luiz! Graças a Deus não era nada e ao chegar no hospital ele acordou, só estava cansado de chorar e por causa do susto ...e para me contradizer, ficou balançando as grades e gatinhando pela maca como se nada tivesse acontecido!

Curativo feito, Murilo perfeito e eu com uma tremedeira nas pernas. Mal sabia eu quantas vezes ainda ia experimentar essa sensação!





Ahhhhh...e a multa eu recorri e ganhei!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tudo tem um inicio

Sei lá quando me dei conta de que o Murilo é um menino difícil, mas deveria ter percebido quando as enfermeiras da maternidade sugeriram que comprássemos uma chupeta para ele para usar na maternidade mesmo...já tínhamos comprado chupetas, mas estavam em casa pois na lista de itens para serem levados a maternidade eles deixam claro que não pode levar esse bendito cala boca! Mas se tratando do Murilo, elas esterilizaram e davam escondido para acalma-lo para ver se ele mamava. E essa foi outra questão que já mostrava a personalidade do meu filho...a amamentação!! Ele só queria pegar um peito (teimosia) mas devido a sua língua presa, não pegava direito e quase me arrancou um pedaço...depois do 3 dia de tortura em casa fomos para a mamadeira e a bombinha de extração...mas olhando agora, percebo que esses já eram sinais da sua personalidade. Mas tenho que aprender a usar o seu temperamento a nosso favor. Sei que como ele devem existir milhares de crianças difíceis, mas imagino que muitos pais desistem e por isso que temos adolescentes como alguns que vemos por aí. Graças a Deus eu e o Marcello pensamos igual e sei que o Murilo tem um ótimo coração, isso com certeza vai facilitar nosso trabalho para criarmos um filho educado, esforçado e determinado! Antes via crianças e adolescentes com cabelão e pensava...."onde diabos estão os pais desse menino que não dão um jeito nisso...isso lá e jeito de sair na rua?" Até o dia que vi um menino com um cabelo indomado, horroroso mesmo, almoçando com o pai e ele gentilmente levou uma cadeira para uma senhora que procurava por uma. Foi nesse dia que percebi que não importa a aparência da criança, mas suas atitudes e é isso que espero do meu filho, que ele dê lugar aos mais velhos, respeite as diferenças...esse tipo de coisa!

Bom, vamos encarar esse primeiro post como uma introdução! Os que vierem a seguir serão sobre suas façanhas..ou como alguns dizem....suas tentativas inocentes de suicídio!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Atendendo a pedidos!!

Muitas pessoas me pediram para eu montar um blog, parece que gostam do que eu escrevo, e basicamente o que eu escrevo é sobre a vida do Murilo (meu filho lindo de 2 anos e .....3 meses). Blog montado, agora é ter ideias do que escrever e quem sabe eu me torno a Bruna Surfistinha das mamães..kkkk