domingo, 18 de dezembro de 2011

A chupeta, a dentista e a mamãe!








Como dentista não acho errado dar chupeta para os bebês e como mãe acho muito bom dar chupeta aos bebês. Mas bebê é no MÁXIMO até os 24 meses, a partir daí é criança e criança chupar chupeta como dentista acho errado e muito nocivo, e como mãe acho muito feio.
Mas sei como é difícil domar as ferinhas, e é justamente por isso que temos que tirar na idade certa e não tem como quase tirar a chupeta ou tira-lá mais ou menos como escuto algumas mães dizendo. Meu conselho, e depois quero ver os comentários se funcionou com vocês também e se foi muito dificil, é tirar de uma vez para que a criança entenda que é sério e que você não volta na sua decisão.





Mas meu filho só dorme com a chuta...








As crianças que usam chupeta só dormem se for com a chupeta, então escolha um período que estará mais tranquila...tipo nas férias do trabalho.





É mais fácil do que imaginamos...





Vemos muitas crianças de 4, 5 ou até maiores usando chupeta e imaginamos que deve ser muito difícil tirar e por isso aquela criança usou até muito tarde. Mas não sabemos qual é o real motivo dos pais não terem feito alguma coisa...muitas vezes pode ter sido um problema de saúde, ou a perda de um parente, amigo ou bichinho, a chegada do irmãozinho(a), alguma mudança ou simplesmente comodismo dos pais.




Bem aqui em casa funcionou assim...





O Murilo tinha 1 ano e 5 meses, era um lindo domingo de sol e fomos ao parquinho como fazíamos quase todos os domingos. Já no carro percebi que tínhamos esquecido as chupetas em casa, voltei e procurei, procurei e não achei (nessa idade eles têm mania de esconder as coisas). Decidi ir sem as chupetas, já que no parque ele não usava pois tinha coisa melhor para fazer e depois íamos passear na Avenida Paulista e poderiamos comprar outras caso fosse muito necessário (as mamães me entendem).
No parque ele ficou super entretido com o escorregador, a balança a areia e com as outras crianças que como sempre nem lembrava que existia chupeta. De lá saímos para almoçar e passear na Paulista. Me lembro que no carro ele pediu a chupeta pois já estava cansadinho, mas mantivemos ele entretido conversando (ele ainda falava pouco mas já nos entendia perfeitamente) até que ele pegou no sono ....SEM A CHUPETA!!!!!
Ao chegar, mantivemos o alto astral, conversando, brincando e mostrando as coisas novas..quando pedia a pepe, respondíamos que agora não era hora e mostravamos algo interessante para ele. Almoçamos e nos mantivemos bastante agitados para que ele nem tivesse tempo em pensar na pepe. Depois do almoço fomos à uma loja de brinquedos e ele ficou encantado com uma Lilica do cocoricó que tinha lá. Compramos para ele mas não pedimos nada em troca, aliás nem compramos com a intenção de barganhar pela chupeta (o que acho que é bastante válido também), mas sua alegria em segurar aquela Lilica pelo colar e arrastar pelas calçadas da Avenida Paulista com muitas pessoas o achando uma graça o deixou em êxtase que preenchemos um dia inteiro na vida do Murilo sem a chupeta...e no caminho de volta para casa, a felicidade dele com sua galinha cor de rosa era tanta que nem lembrou da pepe.
Na hora de dormir, relutava um pouco, resmungada, ficava agitado e pedia a chupeta...mas estava tão cansado que caiu no sono sem ela!!
Escondemos todas as chupetas que depois fomos achando em casa (caso tivéssemos uma "emergência"), mas nunca mais demos à ele. Há pouco tempo as achei e com toda felicidade do mundo as joguei no lixo.
Sim, elas foram muito importantes para ele e para nós também, dividiu a dura tarefa de acalmar um bebê em fúria com cólica no meio da madrugada, assegurou que a necessidade de sucção dele não fosse suprida pelo polegar e tiramos lindas fotos dele de chupeta!



Mas passou....















Não deixe para muito tarde, é importante que a criança tenha o mínimo de entendimento para poder conversar com ela mas não muito, para ela não vencer você com argumentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário