quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Aproveitando que o Natal está chegando, estou pensando em mudar o nome do Murilo para Murilo Jesus Cristo. Pois pareço aquelas mães que sentem orgulho pela escolha do nome composto do filho e ficam a toda hora o repetindo....Pedro Henrique....Graice Kelly....Murilo Jesus Cristo....
.
.
.
.
-Murilo Jesus Cristo...para de andar atrás de mim!
- Tá bom, então eu vou na frente!
.
.
.
.
MURILO JESUS CRISTOOOOOOOOOOO!

domingo, 18 de dezembro de 2011

A chupeta, a dentista e a mamãe!








Como dentista não acho errado dar chupeta para os bebês e como mãe acho muito bom dar chupeta aos bebês. Mas bebê é no MÁXIMO até os 24 meses, a partir daí é criança e criança chupar chupeta como dentista acho errado e muito nocivo, e como mãe acho muito feio.
Mas sei como é difícil domar as ferinhas, e é justamente por isso que temos que tirar na idade certa e não tem como quase tirar a chupeta ou tira-lá mais ou menos como escuto algumas mães dizendo. Meu conselho, e depois quero ver os comentários se funcionou com vocês também e se foi muito dificil, é tirar de uma vez para que a criança entenda que é sério e que você não volta na sua decisão.





Mas meu filho só dorme com a chuta...








As crianças que usam chupeta só dormem se for com a chupeta, então escolha um período que estará mais tranquila...tipo nas férias do trabalho.





É mais fácil do que imaginamos...





Vemos muitas crianças de 4, 5 ou até maiores usando chupeta e imaginamos que deve ser muito difícil tirar e por isso aquela criança usou até muito tarde. Mas não sabemos qual é o real motivo dos pais não terem feito alguma coisa...muitas vezes pode ter sido um problema de saúde, ou a perda de um parente, amigo ou bichinho, a chegada do irmãozinho(a), alguma mudança ou simplesmente comodismo dos pais.




Bem aqui em casa funcionou assim...





O Murilo tinha 1 ano e 5 meses, era um lindo domingo de sol e fomos ao parquinho como fazíamos quase todos os domingos. Já no carro percebi que tínhamos esquecido as chupetas em casa, voltei e procurei, procurei e não achei (nessa idade eles têm mania de esconder as coisas). Decidi ir sem as chupetas, já que no parque ele não usava pois tinha coisa melhor para fazer e depois íamos passear na Avenida Paulista e poderiamos comprar outras caso fosse muito necessário (as mamães me entendem).
No parque ele ficou super entretido com o escorregador, a balança a areia e com as outras crianças que como sempre nem lembrava que existia chupeta. De lá saímos para almoçar e passear na Paulista. Me lembro que no carro ele pediu a chupeta pois já estava cansadinho, mas mantivemos ele entretido conversando (ele ainda falava pouco mas já nos entendia perfeitamente) até que ele pegou no sono ....SEM A CHUPETA!!!!!
Ao chegar, mantivemos o alto astral, conversando, brincando e mostrando as coisas novas..quando pedia a pepe, respondíamos que agora não era hora e mostravamos algo interessante para ele. Almoçamos e nos mantivemos bastante agitados para que ele nem tivesse tempo em pensar na pepe. Depois do almoço fomos à uma loja de brinquedos e ele ficou encantado com uma Lilica do cocoricó que tinha lá. Compramos para ele mas não pedimos nada em troca, aliás nem compramos com a intenção de barganhar pela chupeta (o que acho que é bastante válido também), mas sua alegria em segurar aquela Lilica pelo colar e arrastar pelas calçadas da Avenida Paulista com muitas pessoas o achando uma graça o deixou em êxtase que preenchemos um dia inteiro na vida do Murilo sem a chupeta...e no caminho de volta para casa, a felicidade dele com sua galinha cor de rosa era tanta que nem lembrou da pepe.
Na hora de dormir, relutava um pouco, resmungada, ficava agitado e pedia a chupeta...mas estava tão cansado que caiu no sono sem ela!!
Escondemos todas as chupetas que depois fomos achando em casa (caso tivéssemos uma "emergência"), mas nunca mais demos à ele. Há pouco tempo as achei e com toda felicidade do mundo as joguei no lixo.
Sim, elas foram muito importantes para ele e para nós também, dividiu a dura tarefa de acalmar um bebê em fúria com cólica no meio da madrugada, assegurou que a necessidade de sucção dele não fosse suprida pelo polegar e tiramos lindas fotos dele de chupeta!



Mas passou....















Não deixe para muito tarde, é importante que a criança tenha o mínimo de entendimento para poder conversar com ela mas não muito, para ela não vencer você com argumentos!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Não é brinquedo não!



Temos tanto medo de traumatizar nossos filhos e queremos tanto que eles sejam felizes que passamos dos limites. Quando era criança só recebi presentes no natal e no meu aniversário...no dia das crianças só comecei a receber já perto da adolescência. Hoje as crianças em um ano ganham mais brinquedos que eu consegui acumular em toda minha vida. A consequência, pelo menos aqui em casa, é que as coisa são descartáveis. Vem fácil...vai fácil. Os brinquedos quebram e o Murilo nem liga. Outro dia ele quebrou um brinquedo que ganhou no dia das crianças desse ano e quase nem brincou...e depois da bronca ele veio com a solução:



-Vou falar pra minha e ela me dá outro!



Pior do que ter quebrado foi a solução que ele encontrou para o problema. Avisamos para que ele tomasse mais cuidado com os brinquedos, pois a próxima vez que víssemos ele tratando mal de algum brinquedo íamos doar todos os brinquedos dele!



Pois bem, esse dia chegou. Hoje o Murilo quebrou outro brinquedo de propósito. Lembrei do aviso e colocamos todos seus brinquedos que cabiam em sacos de lixo e os que não cabiam tiramos do quarto. Deixamos o quarto vazio!!!



Imaginei que ele fosse ficar arrasado! Que nada...até ajudou a ensacar. Só mostrou alguma preocupação quando disse que os brinquedos que ele ganhará no Natal terão o mesmo destino, inclusive a máquina fotográfica que a titia já comprou para ele.



Percebi que ele estava meio incrédulo que seríamos capazes de tirar todos os brinquedos dele, mas foi percebendo que a coisa é séria...não falou nada, mas está um anjo. Tudo que vai fazer pergunta antes se pode, oferece as coisas para o papai e a mamãe antes de comer, obedeceu no supermercado...aceita os nãos sem grande protesto e pergunta a todo hora:



-Você está feliz comigo?



-Estou feliz comigo e com seu pai que estamos fazendo a coisa certa;



-Você te ama eu?



- Amo, e é por te amar que tiramos seus brinquedos e não vamos te entregar nenhum presente que você receber no Natal.






Para os pais de hoje, assim como eu, esse é um castigo para eles e para nós, pois adoramos ver nossos filhos felizes e logo que recebem um presente ficam radiantes, mas 10 minutos depois já esqueceram. Pois bem, as regras aqui em casa mudaram e você vai aprender meu filho!






Obs 1: Ano que vem, nada de mochila e lancheira de homem aranha, ele vai levar as coisas para a escola numa sacola! E dia de brinquedo de casa será a única criança sem brinquedo!



Obs 2: Não me desfiz realmente do brinquedos, mas ele acha que jogamos no lixo. Guardamos no quartinho de empregada até decidir o que realmente faremos, mas uma coisa é certa...esse ano nada de brinquedos para o Murilo.






Se nos acham radicais, conversaremos sobre isso novamente em 2030! Pois só o tempo dirá.

Esse não é um castigo simples, punitivo. É uma lição que espero que aprenda e leve para a vida toda. A partir do dia 29 de Janeiro de 2009 me tornei mais responsável pelo futuro da humanidade! O que depender de mim farei para que o Murilo seja verdadeiro, honesto, fiel, sincero, amoroso, respeitoso e temente a Deus!

E que Deus me ajude...

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

De coração aberto



O maior desafio da minha vida com certeza é criar meu filho. Não sei se é assim com todas as mães, mas ouço histórias que me deixam perturbada, acho que talvez algumas demorem mais tempo para perceber que são MÃES! Eu mesma confesso que demorei alguns meses para perceber isso e exigir de mim dedicação máxima...talvez algumas demorem anos!



Ser mãe cansa...e muito, mas quero estar presente ao máximo na vida do meu filho (pelo menos enquanto ele permitir).



Cada minutinho livre da minha vida deve ser dele! Me espelho no exemplo da minha mãe que abriu mão da sua liberdade pelas filhas. Como filha isso me enche de orgulho, sei que fomos e somos as prioridades da vida de minha mãe.



Como mulher me entristece saber que minha mãe abdicou de tantas coisas por nós.



E como mãe vejo como é difícil essa dedicação total e me cobro e me culpo por cada besteira. Não levar o Murilo à escola já é motivo de sofrimento para mim!



O medo de errar, de fazê-lo sofrer, de torna-lo inseguro e prejudicar seu futuro.



Não sei ser de outro jeito, e se hoje esse é o assunto deste post, é pelo (talvez para algumas pessoas) "simples" fato de não ter levado o meu filho à escola e ter visto seu olhar de desapontamento já de saída no carro do vovô! E para piorar, me falaram que ele passou o dia tristonho na escola. Como a tia Sueli mesma disse..."Não era o Murilo de sempre....AGITADO" .



A explicação mais racional seria o fato dele ter ficado 1 semana sem ir à escola por conta de uma amigdalite e ainda estar tomando antibiótico para se recuperar. Mas para a mãe fica a dúvida se seu filho se sentiu rejeitado ou abandonado por não tê-lo levado à escola como faz 99% das vezes!



Coisas de mãe...como a minha mãe!

domingo, 27 de novembro de 2011

Ele não tem nem 2 anos e 10 meses!

Essa geração realmente me assusta. A percepção, as tiradas e a ironia... ah, a ironia!!!






Bem, nosso domingo foi delicioso, apesar do Murilo ter acordado cedo (8:20 A.M) e ter passado o dia mais porre do que o de costume!












Tínhamos a festinha de final de ano do meu sobrinho maravilhoso, Rodrigo, que dançou lindamente.










As apresentações foram no centro de convenções Rebouças e para chegar lá passamos pela avenida Paulista e Murilo no auge do seu sarcasmo...


"Hoje é a festa do Rodrigo o que estamos fazendo na Paulista???"




Tínhamos passado por ela no sábado para ver como estavam os preparativos para o Natal e ele achou que íamos passear lá de novo...mas ninguém falou em "PAULISTA".


O tom de velho de 80 anos foi assustador, mas mesmo assim engraçado e é aí que percebemos como eles têm memória, como conseguem seguir uma linha de raciocínio e como se acham iguais à nós!!


Após a festinha fomos almoçar e ele nos pergunta:


- Onde vamos almoçar?


- No Outback filho.


- Uh que delícia...olha vovó, minha camiseta tem a letra A de Outback (autibequi)...



... e eu vou pedir um sanduiche porque eu sou esperto!




Mais tarde, já em casa foi montar um quebra cabeça, mas quebra cabeças são um desafio muito grande para crianças.... irrequietas! Sem paciência ele pergunta a toda hora onde é cada peça e as tenta encaixar em qualquer lugar. Depois da centésima vez que perguntou onde era alguma peça veio a resposta de um domingo a noite....SEI LÁ, SE VIRA MURILO!



E com toda a ironia do mundo (Deus, eu vi a cara dele), ele se levanta e vira de costas para o quebra cabeça:




- Assim tá bom papai?????


.


.


.


.



Deus abençoe tanta energia!

























domingo, 20 de novembro de 2011

As vezes acho que não vou aguentar!




As vezes acho que vou ter um treco de tanto nervoso com o Murilo, sinto dor no peito, nos braços, no estômago, na cabeça....Meu Deus será que tem que ser assim? Será que toda mãe passa por isso? Ou melhor, será que todo filho faz a mãe passar por isso?



Hoje saímos para comprar enfeites de natal, enquanto eu e o Murilo aguardávamos o Marcello ir buscar o carro, o Murilo pegou uma pedrinha e atirou no corredor do estacionamento onde passavam os carros e por pouco não acertou um. Chamei a atenção e expliquei que por ali passavam carros e pessoas e que ele podia acertar alguém ou alguma coisa, que não se deve atirar nada...talvez se eu tivesse pedido para as pedras e as outras coisas não irem parar na mão do Murilo teria tido mais sucesso! Foi questão de segundos e ele pegou um pedaço de plástico e jogou no mesmo lugar....JESUS! é teimosia ou burrice mesmo?? Dei bronca...ufa...graças aos céus o carro chegou!




Que bom, chegamos em casa para montar a árvore de natal. E vem a doce pergunta: Mamãe posso ajudar? Claro (respira fundo Cristina, vai ser de enlouquecer mas vamos lá)...e lá vamos nós: Murilo para, Murilo não pega isso, Murilo cuidado que quebra, Murilo isso eu já arrumei, Murilo solta isso, Murilo pega AQUILO, Murilo, Murilo, Murilo...e a decoração ficou pronta! Fui até o quintal ver a guirlanda e mais rápido do que eu, ele pega uma pedra no canteiro (mas dessa vez uma grande) e joga no nosso carro! Deus, não é questão só de estragar o carro, mas principalmente a falta de educação, a falta de valores, a falta de dar valor as coisas que ele tem e a falta de respeito comigo que já tinha explicado.



Um pensamento não sai da minha cabeça:



Onde estamos errando? Porque ele é assim? Porque eu nunca faria isso com meus pais? POR QUE O RESPEITO NÃO É O MESMO??????




ACHO QUE NÃO VOU AGUENTAR...NEM COM MUITO ANTIDEPRESSIVO E CALMANTE!







terça-feira, 20 de setembro de 2011

Imaginação

Os filhos falam algumas coisas que nos deixam com o cabelo em pé. Como é possível uma criança de 2 anos ter tanta criatividade? O que acontece com essas crianças de hoje? Me lembro que o Murilo já começou a me responder com apenas 8 meses! Quando chamava sua atenção ele soltava um sonoro e raivoso AHHHHHHHHHHHH. E tem as pérolas:



- Mamãe você não tem o direito de trabalhar.



-Eu bato porque sou homem. (?????????????)



-No meu quarto tem muito bicho, tem um bicho sem nariz que fala comigo e ele fica sentado no sofá...(ARREPIANTE - seria o Voldemort?)




É tanta imaginação, outro dia passavamos pelo rio Tietê com seu caracteristico mau cheiro e então surge o diálogo dele com o pai:
- Quem tá de cocô?
- Ninguém filho é o cheiro do rio.
- Ah? Quem tá de cocô papai?
- Fui eu que soltei um pum Murilo.
- Upalelê.

As crianças da minha geração não eram assim, pelo menos não com essa idade!


E enquanto escrevia este post ele acordou, veio me dar um beijo e dizer bom dia. Eu disse que tinha ficado com saudades dele. E a resposta:
-Então porque você não foi lá deitar comigo?

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Viagens












Nossa primeira viagem com o Murilo foi para o pesqueiro Maeda em Itu. Ele tinha uns 6 meses, o inverno estava de rachar e alugamos um chalé. Arrumar as malas foi um processo e começamos com uma lista para o check list. Pensamos em tudo que fazíamos durante o dia e a noite para não esquecer nada...mamadeiras, leite, esterilizador, água mineral, garrafa térmica, chaleira, chupetas, sabonetes, shampoo, vitamina, remédios para emergências, piscininha para tomar banho, roupa de cama, toalha, fraldas, toda roupa de inverno e algumas peças de calor, brinquedos, papinhas, carrinho, bebê conforto, etc. Porta malas LOTADO. Mas não esquecemos nada. Tínhamos que ir a cozinha na sede para esquentar água para as mamadeiras (o Murilo ainda mamava de madrugada). Foi muito trabalhoso e cansativo, exatamente o contrário do que se espera de uma viagem. Ele chorava muuuuito no carro e durante nossas tentativas de pescaria. Deve ter sido difícil para ele também. Mas foi uma viagem muito boa e que guardo boas recordações. Se me perguntarem se valeu a pena...Sim, cada minuto. Principalmente porque hoje vamos a qualquer lugar, a qualquer hora a qualquer distância e ficamos tranquilos em saber que o Murilo é pau para toda obra. Hoje comemos em qualquer lugar (limpo), dormimos em hotéis ou em chalés e ele não estranha nada. Convive muito bem com estranhos mas não confia neles, a menor aproximação em que ele acha que está em risco ele começa a chamar....MAMÃEEEEE, o que eu acho ótimo!





Banho para viagem!!


Então meu conselho é:


Não deixe de fazer certas coisas por muito tempo, você só estará adiando o estresse! Programe-se, pense em tudo, respire fundo e meta as caras, a recompensa é magnífica!


Boa sorte para quem seguir meu conselho e se precisar de dicas, sabem onde me encontrar!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pensamentos soltos traduzidos em palavras







No curso de gestante que fizemos, me lembro da enfermeira dizer que o amor pelo nosso filho é como qualquer outro amor e precisa ser construido, que nós não amamos logo de cara. Na época isso me pareceu um absurdo, lógico que iria amar meu filho logo de cara, já o amava mesmo sem vê-lo, enquanto ainda estava na minha barriga! Mas hoje percebo que essa enfermeira tinha razão. O amor que sinto hoje pelo Murilo é infinitamente maior do que sentia quando pus meus olhos sobre ele pela primeira vez. Já o amava sim quando ele nasceu, mas era um amor...digamos forçado, obrigado simplesmente por ele ser minha cria. Mas com o passar do tempo cresce um amor impossível de ser descrito com palavras. Algumas pessoas, mesmo as que já são mães podem dizer que sou louca, que não é verdade e que amaram seus filhos sempre da mesma forma...então eu lhes digo: "Vocês não se apaixonaram por seus filhos ainda. Os amam, mas por obrigação".



Hoje cada problema de saúde, ou cada coisa ruim que me acontece , eu agradeço! Agradeço a Deus por ter sido tão bom e dimiuir a minha dor por saber que EU tenho um problema de saúde e não o meu Murilo.







segunda-feira, 25 de julho de 2011

Matando a sede





O Murilo no começo do ano resolveu beber inseticida. Sabe aqueles aparelhos de tomada que tem um líquido? Então...foi um desses.










Estávamos na sala da casa da vovó e ele ficou quieto atrás do sofá por mais de 1 minuto...isso definitivamente não é bom sinal. E lá vamos nós São Luiz. Fomos atendidos por uma pediatra especialista em intoxicação. E foi com grande alívio que recebemos a informação que a substância usada nesses aparelhos é segura (por isso não existe trava de segurança). E nesse mesmo dia fomos alertados para o grande perigo dos descongestionantes nasais.



Todos sabemos o perigo de deixar medicamentos ou produtos de limpeza ao alcance de crianças, mas, como a própria pediatra disse, julgamos o SORINE inofensivo e usamos com frequência na cama quando estamos constipados e o deixamos sempre a mão!








E foi no dia 28/02/2011 que nós quase enterramos nosso filho! Não é exagero, ele chegou ao hospital com 40 batimentos/minuto, o normal para criança é 120 quando acordada. Vi meu filho, minha metade, meu tudo, minha vida e minha alma ser levado deitado numa maca, em coma e entrar pela mesma porta de emergência que há 9 anos meu pai entrou e quase não saiu com vida, mas saiu...em uma cadeira de rodas onde permanece até hoje! Mas Murilo passou apenas um dia e uma noite na UTI e quando acordou, parecia que nada havia acontecido. Meu bom pestinha estava de volta. Essa história poderia ser mais longa e mais cheias de detalhes, mas é um assunto que machuca muito mas preciso contar para que meus amigos não passem por isso também!


Muito cuidado, guardem muito bem esses descongestionantes nasais...o meu ficava sempre no banheiro , bem longe do alcance do meu filho, mas naquela noite o usei e pela manhã guardei na gaveta da mesinha de cabeceira. Erro quase fatal.


Essas coisas não acontecem apenas com os outros e nem por falta de cuidados. No nosso caso aconteceu com a mãe na sala junto dele quando ele bebeu inseticida e com o pai deitado na cama ao lado dele quando ele resolveu beber sorine... É um cochilo, uma piscada, uma ida ao banheiro, um telefonema ...qualquer coisa que você faça, afinal somos pais e mães, mas somos humanos e sentimos fome, sede, sono e necessidade de ir ao banheiro...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Para emocionar

Sábado fui acometida por uma otite das bravas...daquelas que dá vontade de bater a cabeça na parede, complicação da minha amigdalite, que foi complicação da minha gripe...em pensar que que o otorrino estudou tanto para poder me dar essa informação...nem tinha percebido a ordem das coisas....bom mas deixa para lá, vamos voltar ao causo! Tive que sair do rodízio de pizza depois de comer apenas 2 pedaços pois não aguentava mais a dor. PS e criança não combinam muito, então tivemos que deixar o Murilo na casa da vovó Elisa para passar a noite de sábado para domingo. No domingo de manhã, quando fui busca-lo a avó babona vem me contar outra do meu filho que me fez chorar também, mas dessa vez de orgulho!
A minha mãe falou para o Murilo que ela ia cuidar do vovô e percebeu na carinha dele um olhar curioso sobre o fato do avó ainda usar fralda! Mas a vovó explicou que o vovó está dodoi e por isso precisa usar fralda pois é velhinho e não consegue ir sozinho ao banheiro, e por isso precisa da vovó para ajuda-lo. Na sua santa inocência ele diz para a avó...

"Eu vou ajudar você a ajudar o vovó...eu vou ajudar você vovó, a cuidar do vovô".

É difícil ouvir isso de uma criança de 2 anos e não se emocionar...e é ! Nem preciso dizer que ela se desfez em lágrimas, e mais uma vez na inocência ele vai ao vovó e diz...

"Vovô a vovó tá chorando"

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais uma do Murilo



"Mamãe,

Hoje o Murilo beliscou o rosto de um coleguinha, que foi falar para ele que "a mamãe já estava chegando". Conversei com ele que não pode beliscar o amigo. Peço que reforce em casa."


Copiado da agenda do meu filho!!! Não sei qual o maior sentimento em mim...tristeza ou vergonha! Em pensar que minha irmã tinha medo que ele apanhasse por ser o mais novo da sala pois está adiantado!!

Ontem fiquei pensando nesses casos de bullying, para os pais não sei o que é pior, seu filho ser vítima ou o agressor. Sei que algumas pessoas devem dizer de imediato que ter o filho como vítima é pior! Mas não tenho tanta certeza, se seu filho é o agressor é sinal que você em algum momento FALHOU como mãe ou ele tem algum desvio de personalidade (psicose mesmo).

Sei que essas coisas são comuns entre crianças pequenas e que provavelmente não será a última e que ele também vai ser beliscado, ou vai apanhar ou ser mordido...Mas nada disso me conforta com o que aconteceu ontem.

E ainda para completar, ao chegar em casa o pai foi ler a agenda (coisa que ele nunca faz) e o Murilo dizia..."fecha papai depois você lê" e fechava a agenda...mas o pai insistiu e ao terminar e olhar para o Murilo a cara de culpado dele mostrava que não foi coincidência ele não querer que o Marcello lesse o recado!

Deve ter sido a mesma cara que ele fez quando eu terminei de ler!



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pausa para sacanagem





Depois tem gente que acha que eu sou sacana com o meu filho! Sacana é a mãe do menino que vi hoje e se chamava Kenedy Marcelo. E essa mulher era tão escrota que chamava o filho de Marcelo! Então eu te pergunto, por que colocar Kenedy Marcelo se ela chama só de Marcelo?? Só pode ser para o menino ser zoado! E eu posso falar de nomes "micos" por experiencia própria. Me chamo (bem na verdade nunca me chamo, mas as pessoas me chamam) Cristina Helena. Minha mãe não satisfeita com a Regina Helena (minha irmã) tem a brilhante ideia de repetir a dose e me batizar Cristina Helena, nome de candidata a garota da laje...Imagina Luciano Huck...


"Loucura, loucura, loucura..e agora as grandes finalistas de GAROTA DA LAJE 20011. São elas: Jhenniffer Patricia, Rakely Ludimila e Cristina Helena..."


FALA SÉRIO MÃE, VOCÊ ACHOU QUE FICOU BOM???


Deve ser tradição de família...exemplos:




José Antonio (bem normal)

Antonio José (irmão de José Antonio)

Ricardo Jorge (irmão dos Antonios e dos Josés)

Felipe Roberto, pai de....

Patricia Fernanda e

Caio Henrique (bonitinho)

Reinaldo Firmino (irmão de Felipe Roberto)

Leocádio Geraldo FILHO (logo, tem o pai)

Ricardo Alexandre (irmão de Leocádio)

e para terminar...

Regina Helena

Cristina Helena



E depois eu é que faço piada com meu filho???





domingo, 22 de maio de 2011

Sabe a porta?




A primeira palavra do meu filho foi titia. O que para muitas mães poderia ser motivo de tentativa de suicídio para mim é motivo de orgulho! Pois essa titia é minha irmã e a madrinha do Murilo, o que me faz ter certeza que escolhemos a madrinha certa. Depois de titia vieram as outras palavrinhas...papa, vovó, vovô, papa (comida) , tete (mamadeira), pepe (chupeta) e cacá (cachorros)....epa e mama???? Que nada, eu era a Papa e o Marcello o Papa. Por mais que as outras pessoas se empenhassem para que ele falasse mama ....nada. Mas eu já tinha reparado que em momentos de sufoco ele chorando soltava um mama, mas se me apontassem ele dizia a Papa. Certo dia o Marcello também percebendo a malandragem do Murilo, pegou uma foto com a família toda e começou a perguntar rápido quem era cada uma das pessoas, e por aí foi....o Papa, vovó, titia, vovô, titia, titio,vovó, vovô, o papa, titia, mama.....a Papa!!! Eu sabia, ele não falava de sacanagem!!!! Dias depois, ele percebendo que seu segredo tinha sido descoberto começou a me chamar de mamãe! É a teimosia característica dos Codesseira.


E não faz muito tempo, ainda este ano, o Marcello estava dando banho nele, e ele tem uma toalha que é um dragão, e ele apontou para a toalha e disse:


"a cocó" (galinha), e o pai corrigiu,


"não filho, é um dragão",


"não papai, é a cocó",


"é dragão",


"é cocó"...


"tá bom filho é cocó",


e eu estava ouvindo a discussão e fui ao banheiro ...


"tá na hora de sair do banho e se secar na toalha de cocó?"

"não é cocó mamãe , é dragão"!















Acho que a porta me ouve mais.

Boa Noite!

sábado, 21 de maio de 2011

Não vivemos só na insanidade

,

Estamos sim entre o amor e a insanidade, quando o Murilo não está nos deixando loucos, é uma criança muito carinhosa, afetuosa e atenciosa. Meu pai é deficiente físico (termo preconizado, mas que acho errado. Ninguém é DEFICIENTE. Prefiro dizer que ele tem uma limitação para andar) e o Murilo sempre, desde que se entende por quase gente, presta muita atenção no avô. Sem que ninguém o ensinasse quando ele vê que o avô deixou cair alguma coisa ele sempre pega, ajuda o avô com o andador, com a cadeira de rodas. Vai até o avô o ajuda e depois fala "Pronto vô? O Lilo pode ir?"". É emocionante! Tenho um sobrinho de 1 ano e 7 meses que também gosta muito do avô, mas é claro a diferença da preocupação e cuidado que o Murilo nutre pelo avô. Essa semana, a avó e o avô estavam discutindo e ele imediatamente levanta o dedinho e diz para a avó:



"Não fale assim com o vovô, entendeu? Não fale assim com o vovô!"



Tudo bem que quem tinha razão era a vovó, mas na cabecinha dele o vovô é mais frágil!!



Como diz minha mãe, esse menino é diferente! Ele tem um coração maravilhoso! E eu acrescento, espero que ele saiba usar isso para melhorar o mundo em que vivemos.



Que Deus abençoe meu filho e todas as crianças!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reutilize suas toalhas e não jogue crianças no vaso, por favor!

O Murilo tinha entre 1 ano e 1 ano e meio, não lembro a idade exata, mas ele já andava mas ainda não falava. Estávamos no hotel Ibiz de São Carlos, interior de São Paulo. O Marcello tinha que ir a trabalho e eu e o Murilo fomos acompanha-lo e tivemos que passar uma noite lá.
Eu estava arrumando as malas para fazer o check out e meu anjinho andava pelo quarto. Eis que ouço um gemido característico de pedido de ajuda. Mas cadê o Murilo?? Quando olho pelo espelho do quarto que fica em frente ao banheiro vejo uma cena que, pela distância não consigo entender...vou até o banheiro e continuo sem entender como diabos meu filho foi parar dentro da privada!!! Meu Deus e agora só trouxe um par de sapato e esse moleque me enfia o pé na água suja da privada de um hotel...foi o segundo pensamento que me ocorreu! Mas quando fui tira-lo de lá vi que "sabiamente", se é que existe alguma sabedoria em entrar na privada, ele estava com as perninhas dobradas e não encostava na água. Depois de tira-lo é que percebi como aquela cena era cômica, pena que não fotografei pois já ouvi muitas histórias de crianças e o fascínio por tal louça sanitária, mas nunca ouvi falar de uma criança que levantou a tampa, levantou o assento e entrou com as duas pernas no vaso...não tenho ideia como um piolho daquele tamanho consegui a proeza!
É por essas e outras que quando alguém diz que o filho é uma peste eu pergunto...




  1. Ele (a) já abriu a testa com menos de 1 ano?


  2. Ele (a) já entrou na privada?


  3. Ele (a) já tomou inseticida?


  4. Ele (a) já foi para a UTI?


  5. Ele (a) já rolou a escada com a bicicleta ou carrinho?


  6. Ele (a) já levou pontos?


  7. Ele (a) já fez alguma dessas coisas com 2 anos????


Por isso, antes de reclamar do seu/sua filho(a), lembre-se que existe o MURILO CODESSEIRA DE BONIS!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O primeiro susto

Tigrão em ação e a janela




O Murilo nunca me deu sustos por engasgar, sempre se virou muito bem sozinho. Então, pelo que me lembro o primeiro susto que ele me deu foi com uns 10 ou 11 meses, ele ainda não andava direito mas gostava de subir na janela da sala da casa da minha mãe.








Naquele dia sai para trabalhar depois do almoço e ele ficou na casa da vovó Elisa, quando estava na metade do caminho minha mãe liga no meu celular...


"O Murilo bateu a cabeça na janela e abriu a testa"


"Estou voltando". Disse isso, mas imaginava que minha mãe diria... - Não precisa, vai trabalhar. Só liguei para você ficar sabendo...mas para minha surpresa...


-"Tá bom !!!"

Meu coração falhou umas batidas, não sei nem como, mas quando vi já estava de volta.

Acho que devia estar com uma cara que quando o moça que trabalha na minha mãe me viu tentou me acalmar dizendo que estava tudo bem que não era nada sério!!

Ufa!!! Nossa que susto, minha mãe deve estar querendo me matar do coração...será que ela não consegue resolver um galinho sozinha????


Mas quando peguei o Murilo do colo dela, ele não tinha um galinho...ele tinha um ovo na testa! Um ovo roxo, rachado e ensanguentado...vi que o corte não era tão profundo e que não merecia uma sutura, talvez pontos falsos...o problema é que ele foi ficando sonolento muito rápido. Decidi ir ao PS do São Luiz Itaim (nota de utilidade pública: O PS do São Luiz Itaim não tem pediatria, eles encaminham para o PS Infantil Bandeira Paulista). No caminho esse menino apagou...minha mãe chacoalhava ele e ele apagado!!! Foi nesse dia que vi que tinha talento para motorista de ambulância...levei uma multa na 23 de maio e 10 minutos depois estava fazendo a ficha de atendimento no São Luiz! Graças a Deus não era nada e ao chegar no hospital ele acordou, só estava cansado de chorar e por causa do susto ...e para me contradizer, ficou balançando as grades e gatinhando pela maca como se nada tivesse acontecido!

Curativo feito, Murilo perfeito e eu com uma tremedeira nas pernas. Mal sabia eu quantas vezes ainda ia experimentar essa sensação!





Ahhhhh...e a multa eu recorri e ganhei!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tudo tem um inicio

Sei lá quando me dei conta de que o Murilo é um menino difícil, mas deveria ter percebido quando as enfermeiras da maternidade sugeriram que comprássemos uma chupeta para ele para usar na maternidade mesmo...já tínhamos comprado chupetas, mas estavam em casa pois na lista de itens para serem levados a maternidade eles deixam claro que não pode levar esse bendito cala boca! Mas se tratando do Murilo, elas esterilizaram e davam escondido para acalma-lo para ver se ele mamava. E essa foi outra questão que já mostrava a personalidade do meu filho...a amamentação!! Ele só queria pegar um peito (teimosia) mas devido a sua língua presa, não pegava direito e quase me arrancou um pedaço...depois do 3 dia de tortura em casa fomos para a mamadeira e a bombinha de extração...mas olhando agora, percebo que esses já eram sinais da sua personalidade. Mas tenho que aprender a usar o seu temperamento a nosso favor. Sei que como ele devem existir milhares de crianças difíceis, mas imagino que muitos pais desistem e por isso que temos adolescentes como alguns que vemos por aí. Graças a Deus eu e o Marcello pensamos igual e sei que o Murilo tem um ótimo coração, isso com certeza vai facilitar nosso trabalho para criarmos um filho educado, esforçado e determinado! Antes via crianças e adolescentes com cabelão e pensava...."onde diabos estão os pais desse menino que não dão um jeito nisso...isso lá e jeito de sair na rua?" Até o dia que vi um menino com um cabelo indomado, horroroso mesmo, almoçando com o pai e ele gentilmente levou uma cadeira para uma senhora que procurava por uma. Foi nesse dia que percebi que não importa a aparência da criança, mas suas atitudes e é isso que espero do meu filho, que ele dê lugar aos mais velhos, respeite as diferenças...esse tipo de coisa!

Bom, vamos encarar esse primeiro post como uma introdução! Os que vierem a seguir serão sobre suas façanhas..ou como alguns dizem....suas tentativas inocentes de suicídio!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Atendendo a pedidos!!

Muitas pessoas me pediram para eu montar um blog, parece que gostam do que eu escrevo, e basicamente o que eu escrevo é sobre a vida do Murilo (meu filho lindo de 2 anos e .....3 meses). Blog montado, agora é ter ideias do que escrever e quem sabe eu me torno a Bruna Surfistinha das mamães..kkkk